João: "O que você acha de um sanduíche de Sychar e um Milk Shake de cabra?"
![]()
Jesus: "Não obrigado! A minha comida você não conhece."
LEIA: João 4: 27-34
Atualmente, nesse mundo cheio de "Big Macs," "Você merece dar um tempo," e "Aproveite esse intervalo da melhor maneira," Jesus nos lembra que existe algo mais importante do que comida e que nos dá mais prazer do que um "sanduba." Não absolutamente nenhuma dúvida de que Deus quer você esteja fazendo exatamente o que ELE deseja. Moisés descobriu essa verdade e tentou compartilhar-la com os Isrraelitas quando ele disse, "...para te dar a entender que o homem não vive só de pão, mas de tudo o que sai da boca do SENHOR, disso vive o homem." (Deuteronômio 8:3)
Jesus esteve no lugar certo, na hora certa, falando da coisa certa com a pessoa certa. Conseqüentemente, a vida da samaritana foi mudada para sempre. Nessa ocasião, comida era última coisa que poderia passar pela mente de Jesus.
No entanto, os "Cabeças de Pedra" não entenderam a mensagem. Eles pensaram que Jesus, com certeza, havia feito uma "boquinha" antes. "Então os discípulos diziam uns aos outros: Acaso alguém lhe trouxe de comer?" (versículo 33) Eles não entenderam nada naquele dia. Alguns anos mais tarde, Pedro teve um sentimento semelhante ao experimentado por Jesus. Ele estava no terraço da casa de um amigo esperando o jantar ficar pronto quando o SENHOR apareceu a ele numa visão mostrando que ele deveria aceitar os gentios como seguidores de Jesus. Quando ele, Pedro, atendeu ao bater da porta e ouviu o apelo dos gentios para que ele fosse pregar para eles, Pedro esqueceu de sua refeição. Finalmente, Pedro entendeu "...Uma comida tenho para comer que vós não conheceis." João 4:33 (veja também Atos do Apóstolos 10).
REFLITA:
1. Alguma vez você já ficou tão concentrado num projeto, livro ou videogame que se esqueceu de comer e nem sequer lebrou-se que estava com fome? O que prendia a sua atenção era realmente importante ou era somente interessante?
2. De que forma a nossa concentração em coisas como comida e o ato de comer nos tira a atenção de importantes fatos que estão acontecendo ao nosso redor? Como tais distrações podem nos impedir de fazermos a vontade perfeita de DEUS?
3. Você pode identificar algumas passagens da Blíbia onde "comida e o ato de comer" nos propicionam uma lição espiritual? (Por exemplo, leia João 6, Lucas 24:13-32, Lucas 24:36-43, João 21:6-13, Apocalipse 3:20)
RECITE: "Pai, eu preciso que o Senhor me dê o pão de cada dia, mas que eu não viva só de pão. Que eu viva sim de cada palavra sua. Que eu experimente o sentimento de me saciar fazendo o que o SENHOR que que eu faça... hoje... neste momento."